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Como acelerar a recuperação muscular

A recuperação muscular é essencial no pós-treino para que haja a fortificação desse tecido, diminuindo as chances de lesões e traumas. Veja nessa matéria algumas estratégias incríveis para acelerar esse processo.

     

A musculatura é uma das principais áreas dinamizadas na prática de exercícios físicos, ela é quem promove uma maior disposição, força e habilidades físicas. Por isso, é essencial que todos respeitem o seu período de recuperação, para que nenhum tipo de lesão se manifeste, fazendo com que sua dimensão não sofra desgastes desnecessários e prejudiciais.

Essa reabilitação é dividida em duas relevantes etapas: a que disponibiliza novamente mais estoque de energia para os músculos e a que restaura todos os traumas desenvolvidos pela prática dos exercícios. Ambos processos diminuem as dores e a fadiga, aumentando a quantidade de massa muscular e deixando-a mais potencializada para os próximos treinos.

Para aprimorar e acelerar a recuperação, algumas estratégias podem ser executadas, como:

É necessário tomar algumas medidas para reestruturação muscular pós treinos.

Musculos (Foto: Reprodução)

Comer carboidratos depois de treinar, viabilizados de maneira saudável e mais leve, como frutas, shake ou suplementos (como BCAA’s, Whey Protein, Creatina, Carnitina e Glutamina).

Realizar exercícios aeróbicos leves depois de séries intensas de musculação.

Promover alongamentos, sessões de massagem ou hidromassagem no pós-treino para relaxar a musculatura.

Ter boas noites de sono para que o corpo consiga promover sua manutenção natural.

Elevar o consumo de vitamina C, proteínas, alimentos e suplementos de magnésio, já que suas estruturas produzem uma melhora na recuperação e no crescimento muscular.

Não exercitar o mesmo grupo muscular por dois dias consecutivos, a musculatura necessita de aproximadamente 48 horas diretas para se regenerar.

Beber bastante água para manter o corpo sempre bem hidratado e para que os nutrientes consigam chegar aos seus destinos com mais rapidez.

Diminuir os níveis de estresse, tentando manter as emoções em equilíbrio.

Tomar banhos gelados ou fazer aplicações de gelo na região depois do treinamento para aliviar as tensões.

Atenção

O uso de medicamentos para conter os incômodos dos treinos não é indicado, principalmente sem a prescrição de um profissional da área da saúde. Caso as dores estejam muito fortes, o mais indicado é conversar com o instrutor sobre o assunto e procurar ajuda médica, exames específicos devem ser realizados e a descoberta do desconforto efetuada.

Observação

Todas as pessoas que articulam uma alimentação adequada, um bom treino e um excelente pós-treino, conseguem ver resultados incríveis em pouco tempo de execução de atividades. Portanto, comece a se regrar, mantenha sempre o foco em mente e ação! Boa sorte!

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