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Comer frutas com aveia, chia e linhaça diminuem o índice glicêmico da fruta?

Mesmo as frutas sendo consideradas benéficas para consumo, existem algumas das suas particularidades que podem vir a promover danos a estrutura corporal, como os seus níveis de índice glicêmico. Compreenda nesse artigo um pouco sobre este assunto e veja dicas de alimentos que ajudam a diminuir essa taxa.

     

Todas as características de um alimento devem ser observadas antes do seu consumo, principalmente se o indivíduo deseja promover o ganho, perda ou equilíbrio de peso para a sua estrutura corporal ou ainda uma maior resistência, crescimento e/ou definição muscular.

Quando falamos em boa alimentação, uma das dicas de ingestão diária a serem destacadas são as frutas, isso porque suas composições são ricas em nutrientes benéficos para a saúde física e mental, além de promover excelentes vantagens estéticas. O grande erro de muitas pessoas ao ministrar esses elementos é o exagero em suas doses.

Um dos pontos que precisam ser analisados, em relação as frutas e outros produtos, são os seus níveis ou cargas de índice glicêmico (CG ou IG). Esta modalidade indicadora é responsável por constatar a velocidade com que o açúcar presente nos alimentos alcance a corrente sanguínea.

Comer frutas com aveia, chia e linhaça diminuem o índice glicêmico da fruta

Aveia, linhaça e chia.
(Foto: Reprodução)

Essa conceituação é muito utilizada para controlar os níveis de glicose no sangue, com relevância pelas pessoas portadoras de diabetes. De acordo com os levantamentos nutricionais sobre o IG, é possível dividir as frutas e outros alimentos em três categorias:

» Baixo: índice glicêmico menor ou igual a 55
» Médio: índice glicêmico entre 56 a 69
» Alto: índice glicêmico maior ou igual a 70

Controle da CG

Manter em equilíbrio ou promover a redução dos índices glicêmicos das frutas não é tão difícil como muitos pensam, basta apenas que no momento do consumo, algum tipo de proteína, farelo, cereal ou semente sejam adicionados. A chia, aveia e linhaça são excelentes dicas de articulação para esse tipo de ingestão, prolongando ainda a saciedade do indivíduo.

As substâncias encontradas nesses três produtos conseguem amenizar os picos de glicemia e de insulina dos alimentos, por isso o controle dessas taxas são efetuadas.

Observação importante

Para quem deseja promover o controle de peso e se sentir mais saciado ao se alimentar, opte por consumir os elementos com baixo índice glicêmico; mas para quem procura mais energia (durante ou após o treino), os de alto índice são os mais indicados.

Mais informações

Para saber mais sobre as características nutricionais dos alimentos e ter noção de como usar cada um deles, procure ajuda de um bom nutricionista. Siga todas as dicas recomendadas por esse profissional e melhore em pouco tempo a sua qualidade de vida!

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