Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Cerebelo doenças relacionadas e sintomas

Cerebelo doenças relacionadas e sintomas

O cerebelo é um dos principais componentes do organismo, sendo responsável por várias funções importantes à sobrevivência e desenvolvimento humano. Quando patologias acometem essa região, sérios danos são causados à saúde. Confira neste artigo quais são estas patologias.

     

O cerebelo é o principal responsável por controlar as atividades do corpo, correspondendo cerca de 10% do volume total do encéfalo, região que possui aproximadamente a metade dos neurônios de todo o cérebro. Sua área é capaz de receber impulsos de diversificadas partes do organismo, estabelecendo a conexão entre o córtex cerebral e o tronco encefálico.

Analisando a sua anatomia, é possível observar que toda a  região pode se subdividir em três partes: vérmis, hemisfério cerebelar esquerdo e o hemisfério cerebelar direito.

Principais funções

» Estabelecer o equilíbrio corporal;
» Estimular os músculos e os tendões;
» Controlar as atividades motoras;
» Manter o tônus muscular;
» Desenvolver movimentos voluntários;
» Proporcionar a aprendizagem motora;
» Possibilitar ações do tato, audição e visão;

Patologias

Doenças cerebelares: causas, sintomas e tratamento.

Visualização do cerebelo em ângulo lateral e anterior.
(Foto: Reprodução)

As principais doenças cerebelares constatadas até os dias atuais são Síndrome do vérmis,  Síndrome hemisférico cerebelar e a Ataxia de Friedreich. Todas elas são capazes de causar graves alterações na região, ainda mais quando acompanhadas da falta de oxigenação e se o indivíduo fizer uso de bebidas alcoólicas.

As causas dessas enfermidades podem estar ligadas a diversos fatores e os seus tratamentos são considerados difíceis pelos médicos, pois podem comprometer a movimentação do corpo, causando  a alteração do equilíbrio, diminuição do tônus muscular e mudanças posturais.

Sintomas

» Perda de equilíbrio;
» Dismetria;
» Movimentos decompostos;
» Tremores;
» Rechaço;
» Movimentos involuntários;
» Nistagmo;
» Distúrbios na fala;
» Descoordenação motora;

Ajuda médica

Assim que os sintomas começarem a ser frequentes na vida do indivíduo, a ajuda médica deve ser procurada. Quanto mais cedo a enfermidade for descoberta, menos lesões causará ao paciente e mais chances de reversão e cura  terá.

Observação

Esse texto é apenas um informativo e a orientação médica é imprescindível em casos de doenças cerebelares. Portanto, caso algum transtorno surja, procure imediatamente ajuda médica.

Saiba Mais:


Quer comentar ?