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A berinjela promove uma vida mais saudável?

A berinjela oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos seus ministrantes. Acesse essa matéria, saiba quais são eles e confira uma super dica de consumo rápido e prático.

     

Uma das hortaliças que obtém destaque na área da saúde é a berinjela, muito ressaltada pelos nutricionistas devido aos elevados níveis de substâncias benéficas que possui em sua estrutura, a hortaliça é capaz de promover diversas vantagens para o organismo.

Devido a esses e outros relatos, este alimento está sendo adicionado constantemente nas dietas e reeducações alimentares. Ao observar sua composição total, podemos encontrar a presença de nutrientes essenciais para a promoção de uma vida mais saudável, tendo como principais o magnésio, cálcio, zinco, potássio, fenóis (antioxidantes), vitamina C e do complexo B.

Informações nutricionais

Benefícios da berinjela

Berinjelas na cesta.
(Foto: Reprodução)

  • Valor energético: 19.6 kcal.
  • Proteínas: 1,2 g.
  • Carboidratos: 4,4 g.
  • Fibra alimentar: 2,9 g.
  • Cálcio: 9,2 mg.
  • Vitamina: C 3,0 mg.
  • Fósforo: 20,5 mg.
  • Magnésio: 12,9 mg.
  • Ferro: 0,3 mg.
  • Potássio: 204,6 mg.
  • Cobre: 0,1 ug.
  • Zinco: 0,1 mg.

Observação: Os valores descritos acima são referentes a berinjela crua em uma porção de 100 gramas.

Ao andar pelo mercado, podemos encontrar esse vegetal com tonalidades claras, rajadas e escuras, sendo a última a mais indicada para consumo. As comercializadas com cor arroxeada são as mais nutritivas e sua ingestão pode ser executada com a própria casca, pela presença dos flavonóides e radicais livres que produzem efeitos antioxidantes no corpo.

Antes de comprar a berinjela, é essencial atestar a sua qualidade, verificando se ela esta macia e brilhante, se suas sementes estão claras, se o seu pedúnculo está verde e rijo, com uma tonalidade da casca escura e sem manchas. O armazenamento dessa hortaliça deve ser refrigerado, preparado para uso em até uma semana, para que não perca nenhum nutriente.

Benefícios para a saúde

  • Hidratação corporal
  • Melhora no funcionamento intestinal e na formação do bolo fecal
  • Diminui os níveis de colesterol ruim
  • Ajuda no equilíbrio hormonal
  • Controla o açúcar no sangue
  • Produz mais saúde e resistência aos ossos
  • Previne o sobrepeso, doenças cardíacas e os canceres

Dicas de consumo

As preparações mais utilizadas pelos amantes desse alimento são as saladas, tortas, cuscuz, recheada, lasanha, suflê, à milanesa, cozida, assada, grelhada, com canelone, pasta e suco.

Atenção!

A bebida composta por berinjela, limão e água produz uma limpeza corporal, diminuindo a manifestação de celulites, eliminando grande parte das toxinas encontradas no organismo, ajudando ainda a quebrar as moléculas de gordura em excesso e por consequência, promovendo o emagrecimento.

Receita

Para preparar esta bebida, pegue 1 berinjela média (cortada em cubinhos), 2 limões (em rodelas) e 1 litro de água. Coloque todos os ingredientes em uma jarra, deixando-os repousar na geladeira durante a noite. Ao acordar, tome o conteúdo já pronto no decorrer do dia.

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