Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Anabolismo e catabolismo diferenças

Anabolismo e catabolismo diferenças

Compreenda neste artigo a diferença entre anabolismo e catabolismo e saiba qual o poder desses estados no metabolismo humano.

     

O funcionamento do organismo é proporcionado através das reações bioquímicas que possui em seus níveis celulares, onde seu conjunto é denominado de reações metabólicas. Todo esse sistema, quando observado em sua análise geral, pode ser divido em duas partes, a anabólica e a catabólica.

Ambas subdivisões se fazem essenciais para o funcionamento do metabolismo, onde cada uma possui suas características, importância e funcionalidade para o corpo humano, produzindo a sua construção, desenvolvimento,  manutenção ou degeneração.

Diferença entre anabolismo e catabolismo.

(Foto: Divulgação)

Anabolismo

É dito como anabolismo ou metabolismo construtivo as reações que proporcionam a construção de moléculas a partir de outras, possibilitando o crescimento,  regeneração e os cuidados de manutenção dos órgãos e tecidos do organismo. Substratos e energia são fatores que não podem faltar nessa categoria.

Em uma análise prática podemos observar como o anabolismo funciona:

Suponha que um indivíduo consuma os alimentos adequados antes da realização do seu treino ou exercícios físicos. Assim que essa prática for finalizada, o corpo irá necessitar de compostos para se restituir, principalmente de carboidratos, que possibilitarão sua conversão em proteína e glicose, ajudando na hipertrofia muscular.

Dicas para o aumento do anabolismo:

» Alimente-se corretamente de três em três horas;
» Aumente o consumo de proteínas;
» Consuma carboidratos juntamente com as proteínas depois que finalizar o treino;
» Faça musculação regularmente de maneira adequada;
» Durma bem;

Catabolismo

O catabolismo ou metabolismo destrutivo corresponde a um processo completamente ao contrário do anabolismo pois, ao invés de construir, ele proporciona a quebra das substâncias complexas, transformando-as em substâncias simples.

Exemplo prático do funcionamento do catabolismo:

Imagine o processo digestivo, onde os nutrientes são quebrados em moléculas simples para posteriormente serem utilizados pelo metabolismo construtivo. Agora Pense em uma refeição com grandes quantidades de carne vermelha. Esse alimento é rico em proteína, que será desmembrada em aminoácidos, sendo lançados na corrente sanguínea e usados pelo corpo em outras atividades metabólicas.

Analisando o catabolismo juntamente com os exercícios físicos, podemos ver que se o indivíduo malha sem ter energia suficiente, o metabolismo irá suprir sua necessidade destruindo as reservas, utilizando a glicose e os aminoácidos para o fornecimento energético.

Os fatores que levam ao catabolismo:

» Má alimentação;
» Ficar muitas horas sem comer;
» Não realizar uma boa alimentação no pré e pós treino;
» Não dormir direito;
» Ingerir taxas elevadas de bebida alcoólica;
» Fazer séries exaustivas e prolongadas de exercícios físicos.

Balanço metabólico

Quantidade de anabolismo > catabolismo = Balanço metabólico positivo.

Quantidade de anabolismo < catabolismo = Balanço metabólico negativo.

Quantidade de anabolismo = catabolismo = Balanço metabólico nulo.

Observação: Através desse esquema acima é possível visualizar as alternações do metabolismo e saber a sua importância para o bom funcionamento e desenvolvimento do corpo humano.

Saiba Mais:


Quer comentar ?