Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Alimentos que escurecem os dentes

Alimentos que escurecem os dentes

A lista de alimentos que amarelam e escurecem os dentes é um pouco extensa, por isso, conheça todos eles neste artigo e saiba porquê ocasionam esse transtorno.

     

A alimentação é um importante componente para a vida humana, tanto em fator saúde, quanto estético. Quando é consumido de maneira correta, com quantidades adequadas e produtos bem selecionados, proporciona inúmeros benefícios, porém, quando isso se faz de forma contrária, alguns danos vão aparecendo com o tempo, podendo se tornar muito prejudiciais.

Um dos pontos destaques dessa conceituação é a tonalidade dos dentes, isso porque quando alguns alimentos são consumidos regularmente e/ou em excesso, ocasionam o amarelamento e o escurecimento gradativo dessas estruturas, graças a algumas das suas substâncias, que os mancham. Sendo os principais deles:

» Café: Devido a tonalidade, os compostos do café e o seu alto consumo, esse alimento proporciona o escurecimento imediato do esmalte dos dentes. Para evitar essas manchas, indica-se que se realize um bochecho simples com água logo após de tomar esse produto;

Alimentos que escurecem os dentes

Moça com uma maçã na mão.
(Foto: Reprodução)

» Refrigerante: Os refrigerantes de cola e limão provocam erosão ácida, que danifica não somente o esmalte do dente, mas também a dentina (assim como águas com sabor, frutas, sucos naturais e energéticos). Para diminuir esses efeitos, deve-se evitar o consumo frequente e demasiado desses componentes;

» Vinho: Possui basicamente as mesmas características prejudiciais que o café, mas para evitar as manchas, nesse caso, deve-se escovar os dentes sempre, depois que a bebida for consumida;

» Álcool: As substâncias encontradas nas bebidas alcoólicas, proporcionam a corrosão e o enfraquecimento do tecido bucal. O seu consumo deve ser evitado constantemente, isso porque o seu uso diário e frequente pode ocasionar várias complicações, como o câncer.

Observação: Outro produto que ajuda muito no amarelamento e escurecimento dos dentes, assim como vários problemas de saúde bucal, é o cigarro, devido a nicotina encontrada em sua formulação.

Dicas para manter os dentes brancos

Primeiramente, um bom dentista deverá ser procurado, para que o tratamento correto seja ministrado. Para clarear os dentes e devolver seu aspecto bonito, esses profissionais poderão optar por realizar clareamento dental a laser ou com gel. Para manter os dentes brancos por mais tempo:

» Evite o consumo dos produtos descritos acima;
» Promova sua higiene bucal corretamente todos os dias;
» Use pasta de dentes, enxaguantes e outros produtos com componentes clareadores;
» Mantenha uma alimentação saudável;
» Escove os dentes e passe fio dental após todas as refeições;

Saiba Mais:


Quer comentar ?