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8 horas de sono por noite, verdade ou mito?

Acessando essa matéria você irá conferir um tira dúvidas sobre o sono, contendo mitos e verdades sobre essa prática que é importantíssima para o bem estar do corpo humano. Acompanhe.

     

Desde muitas décadas atrás ouvimos pessoas afirmarem que uma boa noite de sono só é promovida quando o indivíduo dorme por cerca de 8 horas consecutivas, mas será que essa informação é realmente verdade ou mais um mito imposto?

Essa é uma das questões de maior abordagem nos estudos feitos por especialistas de várias partes do mundo e que já começaram a chegar em algumas conclusões sobre o assunto.

Segundo as múltiplas descobertas relatadas, o que realmente importa não é a quantidade de horas que uma pessoa dorme, mas sim a qualidade do sono que possui durante toda a noite, fazendo com que o organismo descanse e se recupere das atividades praticadas ao longo do dia, isso para que na manhã seguinte levante disposto para uma nova jornada.

Qual a quantidade indicada?

8 horas de sono por noite, verdade ou mito?

Homem dormindo.
(Foto: Reprodução)

O período costuma variar entre 6 à 10 horas dependendo do gênero e idade de cada indivíduo, podendo ainda ser interrompido na madrugada, esses são espaços denominados por muitos como divisores de sono.

Cochilar depois do almoço diminui o sono da noite?

Essa afirmação é um grande mito, desde que esse tempo não ultrapasse cerca de 1 hora. É mais que normal sentir sono depois de almoçar e esse descanso costuma deixar-nos mais relaxados, melhorando a digestão e desempenho nas atividades que ainda estão por vir a tarde e a noite.

É possível compensar o sono de uma noite não dormida?

Não, nem o cérebro e nem o corpo realizam o comando de compensação de sono. Portanto, mesmo nas noites de balada, procure chegar um pouco mais cedo para dormir.

Dormir muito ou pouco promove ganho de peso?

Sim, descansar mais que o necessário faz com o que o corpo fique com o metabolismo lento, diminuindo o gasto de calorias, por outro lado, repousar por poucas horas faz com que o organismo libere mais grelina, hormônio que dá fome, fazendo com que o indivíduo coma mais assim que acordar.

O álcool ajuda a dormir?

Sim, mas prejudica muito a sua qualidade.

Benefícios promovidos pelas boas noites de sono

Redução dos níveis de estresse
Melhora na memória, no raciocínio e no humor
Combate à hipertensão
Ajuda no controle do apetite, evitando quadros de obesidade
Rejuvenesce a pele
Previne a depressão
Auxilia no controle do diabetes
Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Truques para dormir melhor

Deixe o quarto sempre bem arejado e silencioso antes de dormir, isso facilita o relaxamento do corpo

Evite o consumo de alimentos estimulantes durante a noite, produtos com cafeína por exemplo, eles atrapalham o sono

Diminua os níveis de estresse e energia durante a noite

Faça refeições leves antes de dormir, não deixe o estômago muito pesado

Não fique insistindo na cama até pegar no sono, faça algo que relaxe a mente e somente depois volte para a cama

Essas práticas promovem o bem estar e este, consequentemente, trará o sono.

Saiba Mais:


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